Final de ano chegando e o pessoal de marketing começa a se questionar quais as tendências de marketing digital para 2020. Onde investir o dinheiro da empresa para ter melhores resultados? As novidades em marketing digital para o próximo ano são muitas,

1. Marketing Conversacional

Marketing conversacional é,a maneira mais rápida de levar os compradores pelos  funis de marketing e vendas, por meio do poder das conversas em tempo real. Ele cria relacionamentos e experiências autênticas com clientes e compradores.”

As pessoas querem respostas rápidas, então quanto mais rapidamente a sua empresa respondê-las, maiores as chances de conversão. Quando a sua empresa tem esse contato um a um, cria uma personalização. E é isso que as pessoas vêm buscar cada vez mais: elas querem respostas únicas para as suas necessidades exclusivas.E respostas imediatas.

Os três passos principais do marketing conversacional são engajar os leads com conversas, e não com formulários extensos; entender o que eles querem rapidamente, e recomendar os próximos passos corretamente, para movê-los pelo funil de vendas, rumo à conversão.

2. Marketing de Influência

Os famosos influenciadores digitais vieram para ficar. O desafio é se manter ligado a quem está emergindo e quem está perdendo seguidores. Você também precisa escolher aqueles que tem identificação com a empresa e que caibam no seu orçamento. De acordo com relatório da Elderman, 63% dos consumidores confiam muito mais nas opiniões dos influenciadores sobre os produtos, do que naquilo que as marcas dizem sobre si mesmas. Além disso, 58% das pessoas compraram um novo produto nos últimos seis meses, devido à recomendação de um influenciador. Atualmente, o Instagram é a melhor rede social para usar influenciadores. Mas antes de sair pedindo orçamentos, tenha em mente uma ideia bem detalhada do que a sua empresa quer, formato e quantidade de postagens etc., para depois partir para a busca de influenciadores, cujo perfil se identifique com as diretrizes da empresa. Só quando tiver uma lista dos mais interessantes, peça orçamentos para fazer comparações e ter uma ideia da ordem de grandeza de seguidores versus valor do trabalho, para ver em qual vale mais a pena apostar.

3. Busca por Voz

Os assistentes de voz já são uma realidade em muitos países e estão crescendo aqui no Brasil também. Alexa, Siri e Google podem ajudar a fazer buscas, enviar mensagens, ler textos em voz alta e ter grande valia no marketing digital. A pesquisa por voz vem aumentando rapidamente. Para se ter uma ideia, a ComScore afirma que, em 2020, 50% das buscas serão feitas por voz. Desse modo, otimizar o VSEO (voice search engine optimization) do seu negócio é algo imprescindível nos próximos anos. Para isso, tenha sempre em mente como a pessoa falaria para buscar algo, em vez de como ela escreveria essa busca. Use perguntas, pois é assim que fazemos na maioria das buscas por voz (Qual o restaurante italiano mais próximo? Qual a previsão do tempo para hoje?). Quem otimizar primeiro e com mais qualidade, ganha as primeiras posições na busca orgânica.

4. Video Marketing

O vídeo tem se tornado cada vez mais importante no marketing digital. O consumo de vídeo tem aumentado exponencialmente e, de acordo com dados da MarketingCharts.com, de Outubro de 2019, essa tendência continuará em alta nos próximos anos. E vale lembrar que vídeo não se trata somente de YouTube, apesar de ele ser o grande favorito. Mas você pode usar os stories do Facebook e do Instagram, o IGTV, fazer transmissões ao vivo (lives) somente da sua empresa ou com convidados. Há diversas possibilidades. Uma dica que funciona bastante, caso a sua empresa possua um blog, é embedar vídeos nos artigos. Isso faz com que os seus textos sejam mais relevantes para o Google e apareçam em melhores posições. Além disso, vale muito a pena transcrever o conteúdo dos vídeos. Desse modo, você tem mais conteúdo para contribuir para o SEO ou o VSEO do seu blog.

5. Aplicativos de Mensagens

Apesar de muita gente ainda acreditar que os apps de mensagens só servem para se comunicar com amigos e familiares, eles têm sido uma ferramenta muito útil de marketing digital, para a empresa conversar one-to-one com os consumidores. E muitas empresas têm utilizado essa forma de mensagem em substituição aos e-mails, enviando mensagens personalizadas e até mesmo para grupos. Para isso, o WhatsApp é a plataforma campeão. A propósito, quando eu quero uma resposta rápida de uma empresa, vou logo no Facebook Messenger e, geralmente, recebo uma resposta bem rapidamente. É muito melhor que ligar e acessar diversos menus, esperar meia hora para ser atendido. Além disso, você pode enviar imagens para explicar um problema, se for o caso. Enfim, acaba sendo mais fácil e prático.

6. Personalização

Já falei um pouco sobre personalização acima, mas agora vou me aprofundar um pouco mais. O marketing personalizado, também conhecido como marketing one-to-one, consiste em usar dados para entregar mensagens individualizadas a potenciais clientes. Assim, uma mensagem diferenciada pode ser entregue a um cliente potencial, no momento ideal. De acordo com pesquisa da Epsilon, com 1.000 pessoas de 18 a 64 anos, 80% disseram que têm mais probabilidade de fazer negócios com uma empresa, se ela oferecer experiências personalizadas. E 90% afirmam que a personalização é interessante. Mercado Livre, YouTube, Spotify, AliExpress, Netflix e Amazon, por exemplo, são grandes exemplos de empresas que usam a personalização. Com base no que você comprou, ouviu ou assistiu, elas te dão outras recomendações, que têm a ver com o seu gosto. Afinal,  elas sabem do que gostam as pessoas que têm um gosto parecido com o seu. Apesar de parecer difícil personalizar, se você analisar bem os dados da sua empresa, sempre conseguirá encontrar um jeito de torná-la possível. Bem, essas são as 6 tendências de marketing digital que, na minha opinião, a sua empresa deve levar em consideração em 2020.