Qualquer veículo terrestre que circule na via pública precisa de ter um seguro de responsabilidade civil por danos materiais e corporais a terceiros. Se eventualmente for encontrado a conduzir um carro sem seguro, poderá ser multado, o veículo apreendido, e perderá pontos na carta de condução.

Ter um seguro automóvel é um requisito obrigatório para conduzir o seu carro em Portugal, na Europa e noutros países. Com tantas opções e preços disponíveis, pode ser difícil decidir qual o seguro automóvel que melhor se adequa às suas necessidades. Por isso, apresentamos-lhe as respostas às perguntas mais comuns acerca de seguros automóvel.

Porque preciso de um seguro automóvel?

Qualquer veículo terrestre que circule na via pública precisa de ter um seguro de responsabilidade civil por danos materiais e corporais a terceiros. Se eventualmente for encontrado a conduzir um carro sem seguro, poderá ser multado, o veículo apreendido, e perderá pontos na carta de condução.  

Se viajar de carro para fora do país, deve consultar a sua Carta Verde para se certificar se é válida nos países por onde irá circular. Se ainda assim tiver dúvidas, deve informar-se junto da sua seguradora, com antecedência, da necessidade de contratar uma extensão ao seguro.

O que cobre o seguro automóvel?

A sua cobertura irá depender da opção que contratar, variando desde a cobertura mínima até outro tipo de pacotes que o protege em mais situações.

Quais tipos de seguro automóvel existem?

Existem três opções para o seguro automóvel: 

Base – Esta cobertura garante a proteção obrigatória, a assistência em viagem e cobre apenas danos a terceiros. Ou seja, ao veículo ou à propriedade de outra pessoa ou a um indivíduo (incluindo morte ou ferimentos). Cobre também as despesas legais em que possa incorrer. Contudo, esta opção não cobre o custo de reparação ou de substituição do seu próprio carro quando a responsabilidade pelo acidente seja sua. 

Mais – À cobertura base, acrescenta-se a proteção contra roubo, incêndio e catástrofes naturais, como cheias. 

Top – Este nível mais elevado oferece uma proteção mais completa. Também adiciona proteção em caso de acidente, por exemplo choque, colisão e capotamento. 

Em cada opção é sempre possível acrescentar outras coberturas e serviços como, por exemplo, quebra de vidros, ou um veículo de substituição, entre outros.